O objetivo desta sequência foi explorar de forma diferente um texto narrativo, articulando-o com Arte. Uma forma interessante de um primeiro contato com a música clássica.
Links para os vídeos:
1 – Vídeo da Disney – Pedro e o Lobo (narração em português de Portugal):
http://www.youtube.com/watch?v=ckQCTDEua2M&feature=related
2 – Pedro e o Lobo - narração com apresentação dos instrumentos (a história não está completa mas é possível conhecer os instrumentos):
06/08/2012
Motivados pelo trabalho com a Fábulda de Prokofiev, passamos a estudar (sem pretenção alguma) noções básicas sobre música. Estudamos conceitos como nota musical, pauta (ou pentagrama) e contamos com a colaboração de alguns alunos que estudam algum instrumento em projetos públicos ou em suas igrejas.
Depois que descobrimos que a música da atividade era o "Dó-ré-mi-fá", levei para a sala copos americanos e os enchi com água para tirarmos as notas musicais daquele instrumento inusitado. Foi uma atividade muito prazerosa porque descobrimos as notas de ouvido e executamos o "Dó-ré-mi-fá". Levei ainda para a sala, uma flauta doce e executei a mesma música para eles. Relembramos os tipos de intrumentos que vimos em "Pedro e o lobo" e conversamos sobre em qual grupo a flauta se encaixaria. Um dia muito diferente.
O envolvimento foi tanto que a aluna Lara, do 4º ano A, se prontificou a escrever para nós a música "Parabéns pra você". Quando ela nos trouxe a música, fomos escrevê-la em nosso caderno de Arte. Foi muito bacana essa parceria.
Professores,
ResponderExcluirGostei muito das atividades apresentadas e tenho aprendido muito com vocês.
Um abraço!
Eliana
Olá Eliana...que bom que podemos colaborar com você...colabore conosco, dê ideias e divulgue...Valeu!
ExcluirOlá gostaria de saber, qual é a moral da história do Pedro e o lobo
ResponderExcluir