segunda-feira, 25 de junho de 2012

Zona Rural e Zona Urbana

          O objetivo da atividade foi conceituar zona rural e zona urbana. A atividade foi desenvolvida com os 4ºs anos A e B. Iniciamos tentando imaginar e escrever como é a paisagem tanto em um como em outro. Após este registro, colocamos no papel, coletivamente, o que é zona rural e zona urbana. Fizemos um cartaz e o ilustramos com figuras que se referem à zona rural e zona urbana. Esta atividade foi desenvolvida em grupos. O resultado foi apresentado para as turmas e montamos um painel.

ZONA RURAL

          Na zona rural encontramos fazendas, chácaras, sítios e é onde temos plantações de milho, café, frutas, verduras e legumes e a criação de animais: gado, porco, cavalo, carneiro, aves, entre outros. Temos também o uso da zona rural para turismo. 
          Não há grande concentração de pessoas e as casas são afastadas umas das outras.

ZONA URBANA

          Na zona urbana há muitas construções umas perto das outras: prédios, casas, escolas, supermercados, bancos, posto de sáude, hospitais, fábricas e indústrias, entre outros.
          Há também grande concentração de pessoas e veículos.











          Aproveitando o tema, trabalhamos com a fábula "O rato do campo e o rato da cidade", explorando a leitura  e a gramática (singular e plural). O resultado foram regras coletivas para o nosso caderno de reflexão sobre a escrita. Abaixo temos a sequência didática:






Proposta para produção de texto*


* Desconhecemos o autor dos desenhos mas a proposta é muito bacana!


Abaixo, links para reportagens que mostram a Zona Rural e da Zona Urbana:

  • O JEITO DE FALAR DO HOMEM DO CAMPO

  • O AR PURO DO CAMPO

  • OS SONS DO CAMPO

  • A INVASÃO DO HOMEM NO CAMPO

15 comentários:

  1. FANTÁSTICO! Adorei! Parabéns a toda equipe da EMEF Profa. Geral César Vilardi pela iniciativa do Blog, que é um excelente canal de divulgação e visibilidade. Estou me deliciando com o conteúdo, de fotos, desenhos, textos das aulas sobre café... meu queixo está caído! Parabéns aos professores, alunos e toda equipe da escola.

    ResponderExcluir
  2. Valeu a força André. Não deixe de visitar nosso Blog sempre que puder!!!

    ResponderExcluir
  3. Que Maravilha!!! obrigada colegas por esta riqueza

    ResponderExcluir
  4. otimo ajudou a minha irma a fazer o trabalho de escola dela.valeu gostei mt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que pudemos ajudar! Continue acessando nosso espaço e dando opiniões e sugestões. Abraços!

      Excluir
  5. Gosto de aulas diferentes, que levam os alunos a entender e realmente construir seus conhecimentos. Parabéns! Poucas pessoas conseguem fazer uma aula legal e prazerosa. Se vocês não se importarem vou copiar... rsrsrs...

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo site, aqui tem muitas ideias bacanas para se trabalhar em sala de aula com dinamismo a aula fica mais gostosa e proveitosa.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Janeilsa...nos colocamos à disposição! Não deixe de passar por aqui e nos recomendar. Abraços!!!

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito, não tenho experiencia, estou começando agora com uma turma de quarto ano, gostaria que voces me ajudassem com algumas atividades sobre paisagens rural e urbana. Abraços!!

    ResponderExcluir