sábado, 9 de junho de 2012

O palhaço que chorava - Narração - Sequência didática

PRATICA DE LEITURA E LINGUAGEM ORAL
Texto 1 - Livro "O palhaço que chorava"


          O livro conta a história de um palhaço que se vê intrigado com uma garotinha muito especial que não ri durante suas apresentações. O fato o incentiva a buscar novas estratégias para conseguir o sorriso da garota. Como não obtém sucesso com nenhuma delas, descobre, através do dono do circo, o motivo do seu problema: a garota é surda. Depois da descoberta, ele aparece com algo que surpreende e que muda, não só a vida da menina como pode mudar o leitor. O livro, primeiro da série "Diminuindo Diferenças" encanta e dá asas à imaginação.

PLANEJAMENTO PARA SE CONTAR A HISTÓRIA:

Habilidades leitoras a serem desenvolvidas:
  • Antecipação
  • Inferências
  • Identificação de informações implícitas e explícitas
Tipologia textual: narrativa
Metodologia favorável: contação de história
Recursos necessários:
  • Livro infantil
  • Baú

ANTES DE CONTAR
Procedimentos de questionamento:
Exploração da capa (com o título encoberto):
  • Qual será o possível nome do livro?
  • O que é possível ver?
  • Onde a história se passa?
  • O que será que acontece?
Exploração do título:
  • Qual será a história?
  • Por que o autor escolheu esse título?
  • Qual a sua intenção?
  • Do que o livro trata?
  • Para quem o livro é escrito?

DURANTE A CONTAÇÃO
Leitura em voz alta com recursos de entonação de voz
Tirar o livro do baú, criando um clima de suspense

DEPOIS DE CONTAR A HISTÓRIA
Colher impressões sobre a história contada:
  • O que gostou/não gostou?
  • Características da personagens
Recapitulação oral da história contada:
  • Recontagem pelos alunos
* Atividade de sistematização metacognitiva e metalinguística em relação ao contexto geral do texto:

F Nível 1 – Contexto situacional
               
                        Exploração do título: Dar o título embaralhado  para as crianças montarem
PALHAÇO O CHORAVA QUE
                        Personagens?
                        Qual a relação da menina com o palhaço?
                        Por que o palhaço chorava?
                        Por que a menina não sorria?
                        Qual a intenção do autor?
                        Qual o público alvo?
                        Do que o livro se trata?
                        Que outro título você daria?

 F Nível 2 – Contexto cultural

                        Quem escreveu o livro?
                        Leitura da biografia dos autores.
                        Quem ilustrou o livro?

 F Nível 3 – Tipos de texto

                       Texto 1 - Livro
                       Texto 2 - Ingresso
                       Texto 3 - Cartaz

Texto 2 - Ingresso



Texto 3 - Cartaz

 

Características dos textos

Características
Texto 1
Texto 2
Texto 3
Narrador



Informativo



Narrativo



Sem discurso direto



Anúncio



Desperta emoções



Tem diálogos



Folheto



Convite (ingresso)



É um cartaz




         F Nível 4 – Organização do conjunto

Na página 6 por que o palhaço aparece chorando?
Quem é o homem dentro do guarda chuva?

Na página 10 porque aparecem vários palhaços?
Na página 12, o que representa o desenho da menina?
Por que a menina chora na página 30?

Preencha o quadro de acordo com a história trabalhada.

Situação inicial

Evento perturbador

Ações dos personagens

Situação final






F Nível 5 – Coerência e coesão.

O autor é narrador ou observador?
Quais os substitutivos para a menina? E para o palhaço?
P.22 – Então ele perguntou:
            - Me desculpe a intromissão...
            Quem faz esta pergunta?

a)    historinha
b)    dono do circo
c)    pai da menina
d)    mãe da menina

P. 29 – Ao vê-la historinha ficou muito feliz.
            Vê-la se refere a quem?

a)    roupa
b)    luzes acesas do circo
c)    platéia
d)    menina

O dono do circo vai até o sítio falar com os pais de Verônica. Por que na pág. 18      a caminho da casa de seu Valdemar?

F  Nível 6 – Sistematização Metacognitiva e metalingüística.

Por que o autor usa na p. 8 e 9  “Buaáááááá!!!...”

a)    choro
b)    tristeza
c)    choro muito alto

P. 21 – Acho que o problema está nas minhas roupas, vou ... vou resolver.

O verbo (ação) está no:

a)    presente
b)    passado
c)    futuro

Qual o verbo (ação) da frase:

            “E assim fez o palhaço” (p.4)

             Passe a frase para o futuro 

            “As arquibancadas lotavam ...” (p.18)

             Passe para o singular 

            “Nós gostamos sim, mas infelizmente não podemos deixar o sitio sozinho.”

F Nível 7 – Sistematização em relação à palavra e às microestruturas.

A história é contada no:

a)    presente
b)    passado
c)    futuro

Qual o significado da palavra camarim?


F ORTOGRAFIA

DITADO INTERATIVO1

“A maior atração do circo era o palhaço Historinha. As arquibancadas do circo lotavam para assistir ao show do palhaço, que contava as mais belas e engraçadas histórias.” (pág. 3)

Discussão sobre o uso do “ç”, “c” inicial, “ss”

Desenvolvimento: O ditado é feito com a intenção de focalizar e discutir questões ortográficas previamente selecionadas. Será ditado um trecho do livro estudado, com pausas e discussão das palavras escolhidas. Serão lançadas questões como as indicadas abaixo, entre outras:

- Uma pessoa que não sabe escrever “palhaço”, como poderia errar? Por quê?
- A pessoa que sabe escrever, como escreveria? Temos como saber por que se escreve deste modo?
- Há alguma palavra que é difícil para escrever? Por quê?

Após o ditado, faremos a correção, registro da possível regra no caderno de ortografia/gramática e vamos estudar as palavras ao longo dos dias.

1 Orientações contidas no livro “Ortografia: Ensinar e Aprender”, de Artur Gomes de Moraes

Fontes: Texto 3 - Cartaz - portalcataguases.com.br

* Orientações contidas em JOLIBERT, J. e SRAÏKI, C. Caminhos para aprender a ler e escrever (trad. de Angela Xavier de Brito).São Paulo: Contexto, 2008 

9 comentários:

  1. Gosto muito do Blog e dos trabalhos que vocês, professores, desenvolvem em sua cidade, em sua escola.
    Parabéns a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Eliana...continue acessando, sugira e participe de tudo conosco! Valeu!

      Excluir
  2. Boa noite! Onde vc conseguiu esse livro? Gostaria para o dia do circo.

    ResponderExcluir
  3. Meu email é maripereira12@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria muito de contar essa história para
    trabalhar o circo e as diferenças.

    ResponderExcluir