Texto 1 - Livro "O palhaço que chorava"
O livro conta a história de um palhaço que se vê intrigado com uma garotinha muito especial que não ri durante suas apresentações. O fato o incentiva a buscar novas estratégias para conseguir o sorriso da garota. Como não obtém sucesso com nenhuma delas, descobre, através do dono do circo, o motivo do seu problema: a garota é surda. Depois da descoberta, ele aparece com algo que surpreende e que muda, não só a vida da menina como pode mudar o leitor. O livro, primeiro da série "Diminuindo Diferenças" encanta e dá asas à imaginação.
Habilidades leitoras a serem desenvolvidas:
- Antecipação
- Inferências
- Identificação de informações implícitas e explícitas
Metodologia favorável: contação de história
Recursos necessários:
- Livro infantil
- Baú
ANTES DE CONTAR
Procedimentos de questionamento:
Exploração da capa (com o título encoberto):
- Qual será o possível nome do livro?
- O que é possível ver?
- Onde a história se passa?
- O que será que acontece?
- Qual será a história?
- Por que o autor escolheu esse título?
- Qual a sua intenção?
- Do que o livro trata?
- Para quem o livro é escrito?
DURANTE A CONTAÇÃO
Leitura em voz alta com recursos de entonação de voz
Tirar o livro do baú, criando um clima de suspense
DEPOIS DE CONTAR A HISTÓRIA
Colher impressões sobre a história contada:
- O que gostou/não gostou?
- Características da personagens
- Recontagem pelos alunos
F Nível 1 – Contexto situacional
Exploração do título: Dar o título embaralhado para as crianças montarem
PALHAÇO O CHORAVA QUE
Personagens?
Qual a relação da menina com o palhaço?
Por que o palhaço chorava?
Por que a menina não sorria?
Qual a intenção do autor?
Qual o público alvo?
Do que o livro se trata?
Que outro título você daria?
F Nível 2 – Contexto cultural
Quem escreveu o livro?
Leitura da biografia dos autores.
Quem ilustrou o livro?
F Nível 3 – Tipos de texto
Texto 1 - Livro
Texto 2 - Ingresso
Texto 3 - Cartaz
F Nível 3 – Tipos de texto
Texto 1 - Livro
Texto 2 - Ingresso
Texto 3 - Cartaz
Texto 3 - Cartaz
Características dos textos
Características
|
Texto 1
|
Texto 2
|
Texto 3
|
Narrador
| |||
Informativo
| |||
Narrativo
| |||
Sem discurso direto
| |||
Anúncio
| |||
Desperta emoções
| |||
Tem diálogos
| |||
Folheto
| |||
Convite (ingresso)
| |||
É um cartaz
|
F Nível 4 – Organização do conjunto
Na página 6 por que o palhaço aparece chorando?
Quem é o homem dentro do guarda chuva?
Na página 10 porque aparecem vários palhaços?
Na página 12, o que representa o desenho da menina?
Por que a menina chora na página 30?
Preencha o quadro de acordo com a história trabalhada.
Situação inicial
| |
Evento perturbador
| |
Ações dos personagens
| |
Situação final
|
F Nível 5 – Coerência e coesão.
O autor é narrador ou observador?
Quais os substitutivos para a menina? E para o palhaço?
P.22 – Então ele perguntou:
- Me desculpe a intromissão...
Quem faz esta pergunta?
a) historinha
b) dono do circo
c) pai da menina
d) mãe da menina
P. 29 – Ao vê-la historinha ficou muito feliz.
Vê-la se refere a quem?
a) roupa
b) luzes acesas do circo
c) platéia
d) menina
O dono do circo vai até o sítio falar com os pais de Verônica. Por que na pág. 18 a caminho da casa de seu Valdemar?
F Nível 6 – Sistematização Metacognitiva e metalingüística.
Por que o autor usa na p. 8 e 9 “Buaáááááá!!!...”
a) choro
b) tristeza
c) choro muito alto
P. 21 – Acho que o problema está nas minhas roupas, vou ... vou resolver.
O verbo (ação) está no:
a) presente
b) passado
c) futuro
Qual o verbo (ação) da frase:
“E assim fez o palhaço” (p.4)
Passe a frase para o futuro
“As arquibancadas lotavam ...” (p.18)
Passe para o singular
“Nós gostamos sim, mas infelizmente não podemos deixar o sitio sozinho.”
F Nível 7 – Sistematização em relação à palavra e às microestruturas.
A história é contada no:
a) presente
b) passado
c) futuro
Qual o significado da palavra camarim?
F ORTOGRAFIA
DITADO INTERATIVO1
“A maior atração do circo era o palhaço Historinha. As arquibancadas do circo lotavam para assistir ao show do palhaço, que contava as mais belas e engraçadas histórias.” (pág. 3)
Discussão sobre o uso do “ç”, “c” inicial, “ss”
Desenvolvimento: O ditado é feito com a intenção de focalizar e discutir questões ortográficas previamente selecionadas. Será ditado um trecho do livro estudado, com pausas e discussão das palavras escolhidas. Serão lançadas questões como as indicadas abaixo, entre outras:
- Uma pessoa que não sabe escrever “palhaço”, como poderia errar? Por quê?
- A pessoa que sabe escrever, como escreveria? Temos como saber por que se escreve deste modo?
- Há alguma palavra que é difícil para escrever? Por quê?
Após o ditado, faremos a correção, registro da possível regra no caderno de ortografia/gramática e vamos estudar as palavras ao longo dos dias.
1 Orientações contidas no livro “Ortografia: Ensinar e Aprender”, de Artur Gomes de Moraes
Fontes: Texto 3 - Cartaz - portalcataguases.com.br
* Orientações contidas em JOLIBERT, J. e SRAÏKI, C. Caminhos para aprender a ler e escrever (trad. de Angela Xavier de Brito).São Paulo: Contexto, 2008
Fontes: Texto 3 - Cartaz - portalcataguases.com.br
* Orientações contidas em JOLIBERT, J. e SRAÏKI, C. Caminhos para aprender a ler e escrever (trad. de Angela Xavier de Brito).São Paulo: Contexto, 2008
Muito bom!
ResponderExcluirGosto muito do Blog e dos trabalhos que vocês, professores, desenvolvem em sua cidade, em sua escola.
ResponderExcluirParabéns a todos!
Obrigado Eliana...continue acessando, sugira e participe de tudo conosco! Valeu!
ExcluirBoa noite! Onde vc conseguiu esse livro? Gostaria para o dia do circo.
ResponderExcluirOlá....boa noite...como entrar em contato com você?
ExcluirMeu email é maripereira12@hotmail.com.
ResponderExcluirGostaria muito de contar essa história para
ResponderExcluirtrabalhar o circo e as diferenças.
Meu ZAP é 035998027653
ResponderExcluirAmei
ResponderExcluir