Projeto "Dobradura Dobramole"

 PROJETO DOBRADURA DOBRAMOLE

PROFESSORES LILIAN CASTILHO FONSECA
ALESSANDRA PAVARINI
ADILSON RICARDO DE LIMA DANTAS

"Dobrar o papel parece um ato extremamente simples, mas este simples movimento na realidade nos fornece uma grande alegria que invade nossa alma"
(Kunihiko Kasahara)



  • JUSTIFICATIVA

            A arte milenar de dobrar papel resiste em meio aos avanços tecnológicos e encontra na escola o ambiente favorável para que não perca o encantamento que produz. Maravilhas podem ser criadas com papel, tesoura e cola.

  • OBJETIVOS

ü  Conhecer a história do origami;
ü  Reconhecer o trabalho de dobrar papéis como manifestação artística;
ü  Valorizar e perceber a importância da sua criação e da criação dos demais;
ü  Desenvolvera auto-estima;
ü  Trabalhar a coordenação motora fina;
ü  Aprender a fazer e usar dobraduras em diversas situações desde as formas mais simples às mais sofisticadas;


  • METODOLOGIA

ü  As atividades serão desenvolvidas ao menos uma vez por semana aproveitando-se, p. e., uma data comemorativa ou algum tema trabalhados em uma das disciplinas curriculares. Num primeiro momento, as crianças trabalharão com a pesquisa sobre a história do origami a fim de conhecer esta arte milenar. O trabalho será iniciado com dobraduras de formas simples e as atividades irão se dificultando a fim de produzirmos formas o mais sofisticadas possíveis. Os trabalhos serão feitos em folha sulfite ou outro suporte, caderno de desenho e servirão para ilustrar, enfeitar e se divertir. O processo de produção e os resultados serão postados no Blog da Escola para socialização.
  • POPULAÇÃO ALVO

ü  Alunos dos quartos anos A, B e C;

  • RECURSOS MATERIAIS

ü  Papel, cola e tesoura
ü  Máquina fotográfica digital.
ü  Material de papelaria diverso
ü  Internet
ü  DURAÇÃO

ü  Ao longo do ano letivo de 2013

  • TRABALHO INTEDISCIPLINAR

ü  O conteúdo de todas as Áreas dos Conhecimentos pode ser aproveitado para trabalharmos com a dobradura. Por exemplo, datas comemorativas, textos trabalhados em Português, animais e plantas em Ciências e uma infinidade de outras possibilidades.

  • CULMINÂNCIA

ü  Apresentação dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano na exposição de final de ano na escola.


  • AVALIAÇÃO

ü  A avaliação será feita durante o desenvolvimento do projeto, pelo envolvimento dos alunos e pelos trabalhos apresentados, nunca se esquecendo do caráter subjetivo da Arte. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário