PROJETO
DOBRADURA DOBRAMOLE
PROFESSORES LILIAN CASTILHO FONSECA
ALESSANDRA PAVARINI
ADILSON RICARDO DE LIMA DANTAS
"Dobrar
o papel parece um ato extremamente simples, mas este simples movimento na
realidade nos fornece uma grande alegria que invade nossa alma"
(Kunihiko Kasahara)
(Kunihiko Kasahara)
- JUSTIFICATIVA
A
arte milenar de dobrar papel resiste em meio aos avanços tecnológicos e
encontra na escola o ambiente favorável para que não perca o encantamento que
produz. Maravilhas podem ser criadas com papel, tesoura e cola.
- OBJETIVOS
ü
Conhecer a história do
origami;
ü
Reconhecer o trabalho de
dobrar papéis como manifestação artística;
ü
Valorizar e perceber a
importância da sua criação e da criação dos demais;
ü
Desenvolvera auto-estima;
ü
Trabalhar a coordenação
motora fina;
ü
Aprender a fazer e usar
dobraduras em diversas situações desde as formas mais simples às mais
sofisticadas;
- METODOLOGIA
ü As atividades serão desenvolvidas ao
menos uma vez por semana aproveitando-se, p. e., uma data comemorativa ou algum
tema trabalhados em uma das disciplinas curriculares. Num primeiro momento, as
crianças trabalharão com a pesquisa sobre a história do origami a fim de
conhecer esta arte milenar. O trabalho será iniciado com dobraduras de formas
simples e as atividades irão se dificultando a fim de produzirmos formas o mais
sofisticadas possíveis. Os trabalhos serão feitos em folha sulfite ou outro
suporte, caderno de desenho e servirão para ilustrar, enfeitar e se divertir. O
processo de produção e os resultados serão postados no Blog da Escola para
socialização.
- POPULAÇÃO ALVO
ü
Alunos
dos quartos anos A, B e C;
- RECURSOS MATERIAIS
ü Papel, cola e tesoura
ü Máquina fotográfica digital.
ü Material de papelaria diverso
ü Internet
ü DURAÇÃO
ü
Ao
longo do ano letivo de 2013
- TRABALHO
INTEDISCIPLINAR
ü
O
conteúdo de todas as Áreas dos Conhecimentos pode ser aproveitado para
trabalharmos com a dobradura. Por exemplo, datas comemorativas, textos
trabalhados em Português, animais e plantas em Ciências e uma infinidade de
outras possibilidades.
- CULMINÂNCIA
ü
Apresentação
dos trabalhos desenvolvidos ao longo do ano na exposição de final de ano na
escola.
- AVALIAÇÃO
ü
A
avaliação será feita durante o desenvolvimento do projeto, pelo envolvimento
dos alunos e pelos trabalhos apresentados, nunca se esquecendo do caráter
subjetivo da Arte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário