terça-feira, 31 de julho de 2012

Marília - migrantes e imigrantes na história local


Em Marília, eles conseguiram o que, dificilmente, teriam conseguido em sua terra natal...
Como imigrantes, os portugueses chegaram ao Brasil entre os anos de 1820 e 1920.
Antes de chegarem à Marília, fixaram-se no Rio de Janeiro e em São Paulo, e espalharam-se por outros estados.
Em 1919, o português Antônio Pereira da Silva, o fundador do Alto Cafezal, chega em nossa região para ser o administrador da fazenda Cincinatina. Depois dele muitos outros portugueses para cá vieram, hábeis comerciantes, muitos se instalaram em Marília e aqui foram os pioneiros.
Os espanhóis também ajudaram a fazer a nossa história. O primeiro espanhol a adquirir terras do senador Rodolfo Miranda em 1921 foi Antonio Hernandes. Mas foi por volta de 1930 que começaram a chegar os construtores espanhóis, aqui em Marília.
Os italianos marcaram época e sua história se encaixa em tantas outras histórias de pioneiros. Os que chegaram em Marília rodaram muitos lugares antes de aqui aportarem. O primeiro a chegar aqui foi Guinetti Grassi em 1929, quando a cidade estava nascendo. Depois, inúmeros compatriotas do italiano aqui foram chegando e dedicando-se mais a lavoura.
Em Marília, os sírios e libaneses começaram a chegar na década de 20 e depois nos anos 60 do século XX. Nunca aceitaram a enxada de lavrador e nem o avental do operário industrial. O café, através das fazendas, industrialização e operariado, serviu como fonte de lucro para o pequeno mascate sírio-libanês que vendia barato para vender muito. Depois de venderem nas estradas, vilas e fazendas, os árabes entraram também em nossa cidade e revolucionaram as práticas comerciais.
Nenhuma raça soube aproveitar tanto as terras brasileiras para tudo nela produzir, como aconteceu com os japoneses. Eles revolucionaram o conceito de trabalhar a terra. No final da década de 20, os japoneses foram chegando em Marília e assombraram-se com a terra a perder-se de vista. Tanto na cidade, quanto nos sítios e fazendas, o japonês estava em grande número. Os que viviam na cidade preferiam o ramo de bares, armazéns, tinturarias e farmácias. Marília cresceu com os japoneses e hoje o nosso município tem orgulho de contar com cerca de 1500 famílias japonesas.
Mas não foram apenas os imigrantes que vieram para Marília, muitos migrantes também fizeram a nossa história.
Com o declínio da lavoura cafeeira, Marília recebeu grandes levas de nordestinos, principalmente baianos, pernambucanos e de outros estados economicamente menos desenvolvidos que vinham para a colheita do algodão. Juntos com os migrantes nordestinos, também chegaram muitos mineiros. Nordestinos e mineiros trabalharam muito nos canaviais da Fazenda Paredão e na Fazenda Flor Rocha.
Na cidade, esses migrantes gostavam de trabalhar com boteco ou como saqueiro nas máquinas de benefício de arroz, café e algodão. Alguns desses migrantes são populares até hoje entre nós (...)

     (TANURI, Rosalina. Marília, no tempo e na saudade. Adaptado)

1. De acordo com o sentido do texto, procure o significado das seguintes palavras:
a) migrantes; b) imigrantes; c) compatriotas; d) operário; e) hábeis; f) mascate.
2.    Qual a importância da chegada dos imigrantes para a construção da cidade de Marília?
3.    Em que ano (ou década) os imigrantes de diferentes lugares chegaram em Marília e em que passaram a trabalhar?
4.    De quais estados do Brasil vieram os migrantes? Por que vieram?
5.    Trata-se de que tipo de texto? Por quê?

Mais imigrantes

            Vimos que os primeiros imigrantes que chegaram a nossa região foram os italianos. Conheça agora mais alguns imigrantes que vieram logo depois dos italianos ao estado de São Paulo, por causa do crescimento do plantio de café e do aumento de empregos:

   Portugueses: Durante cem anos os imigrantes portugueses vieram ao Brasil. Fixaram-se principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo, mas foram também a outros estados: Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina etc.
            Inicialmente trabalharam na agricultura, mas depois empregaram-se nas fábricas do Rio de Janeiro e São Paulo.
            Os portugueses integraram-se facilmente na vida urbana e marcaram sua presença com seu sotaque e suas comidas: sopas, peixe e vinho.

   Espanhóis: Os espanhóis que vieram ao Brasil distribuíram-se pelos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.
            A maior parte dos espanhóis fixou-se nas cidades, dedicando-se ao comércio.

   Questões para reflexão:
1)    Quem foram os imigrantes que vieram logo após os italianos à nossa região? De que país eles vieram?
2)    Em quais estados brasileiros os portugueses se fixaram, assim que vieram ao Brasil?
3)    No que os espanhóis passaram a trabalhar, quando chegaram ao Brasil?
4)    Por que os portugueses “marcaram sua presença” aqui no Brasil?


Material de apoio



2 comentários:

  1. Parabéns,obrigada pela orientação!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Regina...que bom que pudemos colaborar...não deixe de passar por aqui para dar uma olhadinha. Recomende nosso Blog. Um abraço!!!

      Excluir