domingo, 22 de junho de 2014

Esperando visita - Roseana Murray - Receita e poema (sequência didática)

           A ideia foi estudar o texto POEMA. De início fizemos a leitura deleite com atividade de sensibilização (dobradura) e, depois, a seção de questionamento do texto. A dobradura consiste em recortar um quadrado num sulfite e dobrar as pontas para dentro. Do lado de dentro de cada ponta escreve-se "ESCUTEI" - "SENTI O CHEIRO" - "SENTI PELO TATO" - "SENTI O GOSTO" e no meio "EU VI". À medida em que o texto for lido, cada pessoa deve escrever/desenhar o que o texto lhe traz à memória, ou as memórias que o texto evoca. Terminada a leitura, do lado de fora de cada ponta escreve-se "TÍTULO DO TEXTO" - "NOME DO LEITOR" - "AUTOR DO TEXTO" e "QUER SABER MINHAS IMPRESSÕES, ABRA". Acabado este primeiro momento, passamos ao questionamento do texto. Levei para sala o texto impresso em tamanho grande e fomos anotando as descobertas juntos (cada aluno recebeu um texto).


QUESTIONAMENTO DO TEXTO
  1. Entregar para leitura silenciosa
  2. Que tipo de texto é esse?
  3. Prá que serve?
  4. Como vocês perceberam isso?
  5. Que características o texto tem?
  6. Onde pode ser encontrado?
  7. Quem é o autor (a)?
  8. Vocês conhecem algo sobre ele (a)?
  9. Levar para as mães lerem o texto junto com as crianças e questionar se é possível fazer a receita, o que falta e perguntar se podem testar, fazer em casa.
         Exploramos o poema ao longo de duas semanas. Separamos o que é receita e o que é poema; completamos o que faltava na receita, depois fomos testar a receita em sala e por fim fizemos um poema coletivo sobre o trabalho. Como avaliação do trabalho com a receita, a proposta foi escrever uma receita maluca, respeitando a estrutura e organização deste tipo de texto. O resultado foi que, como sugere a autora, perfumamos nossa manhã na escola, e sim, a receita do poema é possível de se fazer, tudo isso além do aprendizado. Aproveitem o trabalho e façam o bolo.



O resultado após o questionamento do texto


 A sequência toda do trabalho da aluna Mirella do 5º A






















  • O 2º ano A da Professora Lucimar também resolveu perfumar nossa manhã e fazer um piquenique depois de se deliciar com o poema da Roseana.





















Abaixo, o link para o blog da Roseana Murray. Vale a pena conferir:

Professor Adilson Dantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário