A ideia foi estudar o texto POEMA. De início fizemos a leitura deleite com atividade de sensibilização (dobradura) e, depois, a seção de
questionamento do texto. A dobradura consiste em recortar um quadrado num sulfite e dobrar as pontas para dentro. Do lado de dentro de cada ponta escreve-se "ESCUTEI" - "SENTI O CHEIRO" - "SENTI PELO TATO" - "SENTI O GOSTO" e no meio "EU VI". À medida em que o texto for lido, cada pessoa deve escrever/desenhar o que o texto lhe traz à memória, ou as memórias que o texto evoca. Terminada a leitura, do lado de fora de cada ponta escreve-se "TÍTULO DO TEXTO" - "NOME DO LEITOR" - "AUTOR DO TEXTO" e "QUER SABER MINHAS IMPRESSÕES, ABRA". Acabado este primeiro momento, passamos ao questionamento do texto. Levei para sala o texto impresso em tamanho grande e fomos anotando as descobertas juntos (cada aluno recebeu um texto).
QUESTIONAMENTO DO TEXTO
- Entregar para leitura silenciosa
- Que tipo de texto é esse?
- Prá que serve?
- Como vocês perceberam isso?
- Que características o texto tem?
- Onde pode ser encontrado?
- Quem é o autor (a)?
- Vocês conhecem algo sobre ele (a)?
- Levar para as mães lerem o texto junto com as crianças e questionar se é possível fazer a receita, o que falta e perguntar se podem testar, fazer em casa.
Exploramos o poema ao longo de duas semanas. Separamos o que é receita e o que é poema; completamos o que faltava na receita, depois fomos testar a receita em sala e por fim fizemos um poema coletivo sobre o trabalho. Como avaliação do trabalho com a receita, a proposta foi escrever uma receita maluca, respeitando a estrutura e organização deste tipo
de texto. O resultado foi que, como sugere a autora, perfumamos nossa manhã na escola, e sim, a receita do poema é possível de se fazer, tudo isso além do aprendizado. Aproveitem o trabalho e façam o bolo.
O resultado após o questionamento do texto
- O 2º ano A da Professora Lucimar também resolveu perfumar nossa manhã e fazer um piquenique depois de se deliciar com o poema da Roseana.
Abaixo, o link para o blog da Roseana Murray. Vale a pena conferir:
Professor Adilson Dantas