domingo, 7 de abril de 2013

Bandeira de Marília

         

        De acordo com a Lei 2.551/78, que cria a bandeira do município de Marília, as suas cores são o vermelho e o branco, representando as culturas de café e algodão. 
         No início, a economia de Marília era baseada no cultivo de café que com o tempo foi sendo substituído pelo algodão. Graças ao algodão, em 1.934 e 1.935 foram instaladas as duas primeiras indústrias no município - duas fábricas de óleo. Com o café também veio a ferrovia. 
    O triângulo na bandeira aparece por causa do Inconfidente Tomás Antônio Gonzaga, por ele ser o escritor de "Marília de Dirceu", obra que inspirou o nome do município. 
         Ao estudar a bandeira da nossa cidade, exploramos as questões acima e, na sequência do trabalho, fomos observar nossos pés de café e algodão, plantados aqui na escola. Depois do estudo, trabalhamos com a pintura da nossa bandeira.




          Leia no link abaixo sobre a decisão que devolve à bandeira de Marília as suas cores originais que foram trocadas por azul e branco de forma unilateral.


Abaixo, reportagem sobre a mudança da cor da bandeira:


29/03/2014 - Mais um pouco de história:

Mais notícias sobre a Bandeira de Marília:

4 comentários:

  1. Não sei se a administrdora do blog conhece como se deu a mudança das cores da bandeira, eu posso falar de cátedra. Pois assim que o vereador Presidente da Câmara apresentou o projeto à socalpa, eu me posicionei contra, inclusive enfrentando uma parada dura, em que o vereador me criticou na tribuna e na imprensa.
    Graças à polêmica que levantei é que o digno Procurador Federal ingressou com uma ação no forum pleiteando o retorno da cor .
    A decisão da Câmara foi por decisão judicial.vermelha.

    ResponderExcluir
  2. Sr. Nery Porchia, obrigado pelo comentário e pelo acréscimo de informação. É legal sabermos de vozes que se levantam a favor da História. Nunca se cale! Não deixe de nos seguir e colaborar! Professor Adilson.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal essas notícias, mas peço licença para dar modestas contribuições. O vermelho na bandeira não representa o amor, mas sim o sangue dos índios kaingangs que habitavam nossa região, cujas terras serviram para as plantações de café. Além disso, o vermelho representa o manto do padroeiro da cidade, São Bento, nome adotado por nosso primeiro time de futebol, cujo uniforme era vermelho.

    ResponderExcluir