28/03/16 - Olha o tamanho do nosso pé de café
16/12/15 - Frutificar é isso: a muda que plantamos em 2012 já está dando frutos
OS CAMINHOS DO CAFÉ
O café é originário da Abssínia, hoje Etiópia, no continente africano. Os árabes o levaram para a Índia e os italianos o introduziram na Europa.
A planta foi introduzida na América pelo francês Gabriel de Clieu, no final do século 15, na Martinica, de onde se expandiu.
No Brasil, o café chegou em 1.727 com o oficial português Francisco de Mello Palheta, que retornou da Guiana Francesa trazendo as primeiras mudas que ganhou da mulher do governador de Caiena. Elas foram plantadas no Pará e de lá seguiram para a Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro e chegaram até São Paulo pelo Vale do Paraíba criando ferrovias e incentivando o nascimento de cidades como Marília.
O CAFÉ NA HISTÓRIA DE MARÍLIA
O café teve tanta importância para o nosso município que figura em nossa bandeira
"Quem fez Marília, foi o café. (...) Marília, nasceu em função do café. É filha do café. (...) Alto Cafesal, Alto Café, denominação primitiva da localidade, eram os nomes que mais se ouviam por estes sertões, em 1926, 27 e 28, quando a elevada cotação do maior produto paulista, antes da crise, determinou a colonização desta zona. (...)
Desde 1923, quando os trilhos da Paulista estavam ainda em Piratininga, já os primordios da povoação se delineavam. Diversas pessoas já haviam estado aqui, umas residindo transitoriamente, outras de passagem, existindo mesmo em 1919, próximo ao sitio onde de acha hoje o Hotel São Bento*, restos de um cafesal em abandono, mandado plantar aqui, pelo Dr. Cincinato Braga, proprietário das terras, vertentes do Tibiriçá. (...)
O nome de Alto Cafesal, simplificado pelo povo, em Alto Café, derivou-se do fato de existir, no alto do espigão, despertando a atenção dos que chegavam, o cafesal a que nos referimos, linhas atraz. (...)" **
* O antigo Hotel São Bento, primeiro em alvenaria da cidade, foi demolido e ecupa o seu lugar uma agência do Banco do Brasil.
** Texto extraído de Marília - cidade nova e bonita, de Balthazar de Godoy Moreira e Alcides Lages Magalhães, 1936, p. 14, 53-54.
** Texto extraído de Marília - cidade nova e bonita, de Balthazar de Godoy Moreira e Alcides Lages Magalhães, 1936, p. 14, 53-54.
27/06/2012
OS CAMINHOS DO CAFÉ NO GLOBO
28/06/2012
Os alunos também trouxeram para a sala o café em vários momentos e por iniciativa própria pesquisaram e apresentaram trabalho sobre o tema. Pudemos ouvir sobre o assunto e manipular a planta para melhor conhecê-la:
Nossa intenção agora é conseguir mudas de café para plantarmos na escola...Fizemos uma carta coletiva pedindo mudas. A nossa coordenadora vai nos ajudar nesta empreitada. Aguardem...!
03/07/2012
As mudas chegaram...vejam o poder de uma carta...A nossa coordenadora foi nos presentear com a novidade e ainda trouxe uma outra carta escrita pela família do sr. Francisco, da Fazenda Santa Hilda, aqui em Marília-SP. Ficamos extremamente felizes...
Depois fomos tomar café. O professor Anderson, do 3º ano B, também trabalhou com os alunos dele sobre o café e trouxe um moedor para conhecermos. Foi ótimo. Moemos o café em sala, fizemos um cafezinho e todos compartilhamos deste momente tão agradável.
A dona Fátima, que ajuda a cuidar da limpeza da escola, viu que estávamos estudando o café e resolveu colaborar conosco. Sua família e seu esposo trabalharam em fazendas de café. Ela nos presenteou com fotos deles e com imagens de um torrador de café que ela já usou e outras imagens bem legais.
Para mais informações sobre o café, ver também:
24/07/2012
Retornamos do recesso e fomos plantar as nossas mudas. Agora é só cuidar e esperar...
Os alunos do 3º ano B, do Professor Anderson, também estudaram sobre o café e fizeram um lindo painel
25/07/2012
A Professora Marcela, do 3º ano A, nos trouxe fotos do pai dela trabalhando no cafezal. Podemos vê-lo abanando café e o café secando no terreiro.
Como é bom quando todo mundo se junta em torno de um cafezinho...
21/06/2013 - Trabalhamos com a obra Café como parte do conteúdo de História. Depois de conversarmos sobre a obra e o artista, passamos a explorar a ideia de proporção, perspectiva, planos da imagem, longe, perto, personagens do quadro, entre outras coisas. O resultado foi muito bom! Foram auxiliares do professor a Amanda, o Guilherme e a Jaqueline.
Maria - 4º A |
Nicole - 4º ano A |
Isabela - 4º ano B |
Mirella - 4º ano B |
João Carlos - 4º ano C |
Miguel - 4º ano C |
Usamos o material acima como texto de apoio ao trabalho.
29/06/2013 - Abaixo, um vídeo interessante com a interpretação da obra "Café" por alunos do 3º F da EE Prof.º Benito Martinelli, de Marília-SP. Mais uma opção de trabalho. Outra opção seria remontar a cena e fotografar.
Professor Adilson