Páginas do Blog

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Dengue - caça aos criadouros - 24/04

          Saímos nesta manhã (24/04/15) para mais uma circulada pelo bairro em busca de possíveis criadouros do mosquito da dengue e para afixar cartazes em alguns estabelecimentos comerciais. Passamos por uma sorveteria do bairro e fomos até o Supermercado Preço Certo, no Jardim Califórnia para afixar cartazes. No caminho fomos juntando o que encontramos e que poderia se tornar criadouros de mosquito. Achamos até pneu pela rua!!!. É preciso que todos, nós e o poder público façamos a nossa parte!!!






Professor Adilson Dantas

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano)

Hoje as meninas receberam a 1ª dose da vacina contra o HPV na nossa escola. A preocupação com a saúde é uma atitude que deve começar desde cedo e todas as ações que possam prevenir e melhorar nossa vida devem ser apoiadas. As meninas receberam uma lembrancinha para marcar essa atitude importante.

O QUE É HPV?


O papilomavírus humano (HPV) é um vírus que infecta a pele e mucosas e pode causar câncer do colo de útero e verrugas genitais.


POR QUE VACINAR CEDO AS MENINAS CONTRA O HPV?

Por Dra. Mônica Levi

Meses antes da vacina quadrivalente contra o HPV ser licenciada pela FDA dos EUA, já existia a preocupação das lideranças em saúde pública quanto às possíveis resistências a essa promissora vacina para prevenção de câncer de colo uterino, a segunda causa mais comum de morte por câncer em mulheres em âmbito mundial.

Dados nacionais demonstram que em nosso país morrem cerca de 4 -5 mil mulheres anualmente por essa neoplasia.

Clique nos links para saber mais:
http://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/hpv/
http://www.cedipi.com.br/blog/por-que-vacinar-cedo-meninas-contra-o-hpv
http://www.minhavida.com.br/familia/materias/17381-vacina-contra-hpv-e-importante-para-meninos-e-meninas-a-partir-dos-nove-anos













quinta-feira, 9 de abril de 2015

Dengue - caça aos criadouros

          Nesta manhã fizemos um passeio pelo entorno da escola para verificar a ocorrência de criadouros do mosquito da dengue. O que vimos foi alarmante! Só ao redor da escola, num trajeto que durou pouco mais de 20 minutos, achamos muito lixo espalhado pelo mato alto. Copinhos, sacos e garrafas contento água que, com certeza, se tornariam criadouros de mosquito. A responsabilidade é de todos. Não adianta um só fazer sua parte e os demais não! Lugar de lixo é no lixo! Mato alto deve ser cortado! O lixo, recolhido, além de se colocar lixeiras nas ruas, o que não encontramos. O importante é cada um fazer a sua parte! Poder público e população!!!




















Professor Adilson Dantas e alunos dos 5ºs anos

Mulher e cidade - Marilia - Moraes Moreira

          Uma música para Marília. Muitas cidades tem a sua: Sampa, de Caetano Veloso para São Paulo, Aquele Abraço, de Gilberto Gil para o Rio de Janeiro, e tantas outras. Em 1981, numa passagem pela cidade para um show, Moraes Moreira, à época casado com sua Marília, se encantou com nossa cidade e, inspirado pelo nosso lema - "Cidade Símbolo de Amor e Liberdade", compôs essa bela canção.

Mulher e Cidade Marília
Moraes Moreira

A cidade é assim
A mulher e a cidade
Representam pra mim
Amor e liberdade
A cidade é uma moça
Também não tem idade
É o espírito, a força
Da mocidade

Meu amor também é
Toda minha verdade
Meu caminho de fé
De felicidade
A cidade e o mundo
A mulher e a cidade
Meu coração vai fundo
(saque a profundidade...)

Se ando vagabundo
Pelas ruas de noite a cantar
Curtindo tuas ruas e acordes
Para te acordar
E vou buscar no violão
Uma canção que seja aquela
Que abrirá sua janela

E também seu coração



Professor Adilson Dantas

sexta-feira, 3 de abril de 2015

José Pereira da Silva, o Pereirinha - História de Marilia


         

           "Com seu pai, Antonio Pereira da Silva, foi José Pereira da Silva, o fundador de Alto Cafezal. Jovem ainda, é daqueles homens que o destino reservou para as realizações audaciosas; dos que não se contentam com a vida plácida das cidades feitas, onde o conforto já é uma conquista. Sentem a necessidade dos amplos cenários; querem expandir-se; querem criar.
          A José Pereira da Silva, cabe sem possível contestação, a glória de ter fundado a cidade; essa honra ele só a divide com o seu progenitor, Antônio Pereira da Silva.
          José Pereira da Silva, esteve a primeira vez, no  ponto onde mais tarde devia surgir a vila, em 1919, examinando as terras que aí desejava o seu pai adquirir.
          Ai, encontrou um marco da Cia. Paulista, com data de 1916. Mais tarde, adquiridas as terras do major Elezeário de Camargo Barbosa, 53 alqueires, abriu o patrimônio, nele se localizando.
          Colecionamos nestas linhas, subsídios par a História de Marília, rendemos uma especial homenagem ao seu fundador, ao atrevido desbravador de sertões, que reedita, no seio da prátria, as legendárias façanhas de nossos ancestrais.

MARÍLIA "Cidade nova e bonita" - Balthazar de Godoy Moreira e Alcides Lages Magalhães, 1936, p. 149



          "O município de Marília organizou-se a partir da junção de três patrimônios. O primeiro com o nome de Alto Cafezal teve como marco a capelinha dedicada a Santo Antônio de Pádua, construída por Antônio Pereira da Silva e seu filho José Pereira da Silva. O segundo loteamento foi chamado de Vila Barbosa e teve seu impulso com Galdino Alfredo de Almeida. Finalmente, o terceiro, pertencente a Bento de Abreu Sampaio Vidal, recebeu o nome de Marília.(...)"

Martha dos Reis. Doutora em História. Docente e pesquisadora da UNESP/Marília
Texto integral publicado no Jornal Díário de Marília, p. 2A em 07.04.02

          "Concluindo: o fundador da cidade de Marília é o Sr. Antonio Pereira da Silva e seu filho, José Pereira da Silva, , em 1923-1924. O Sr. Bento Abreu Sampaio Vidal, cerca de 1927, é fundador do Patrimônio de Marília, o terceiro bairro a ser criado na cidade de Marília. 

         A seguir, uma foto do fundador de Marilia com sua esposa, Dª Angelina Salco da Silva, Dª Clotilde Calabresi Magalhães, Sr. Alcides Lages Magalhães e outras pessoas."





HISTÓRIA DE MARILIA: Os primórdios da Educação de Marília (1925-1938) - Rosmar Tobias, Unoeste, 1990, p. 58-59


  • José Pereira da Silva em descanso depois de escolher o local para fundação do Patrimônio por ordem de seu pai Antonio Pereira da Silva
         


          Cabe ao senhor José Pereira da Silva, também, a fundação da cidade de Herculândia, cuja página da Câmara Municipal na Web apresenta mais dados biográficos:

"(...) Meu fundador foi o Sr. José Pereira da Silva, conhecido por todos como “Pereirinha”. Ele era natural de Barra Mansa, estado do Rio de Janeiro, nascido em 19 de dezembro de 1896. Estudou no Rio e lá se formou dentista, mas nunca exerceu a profissão, pois este não era o seu sonho. Tinha uma letra muito bonita, devido ao fato de ter feito um curso de caligrafia. Era um homem temente a Deus e sabia se expressar muito bem.
Raramente um ou outro dos mais arrojados se atreviam a embrenhar-se nas matas do Iacry, enfrentando garras traiçoeiras das feras, correndo toda sorte de perigos. Graças ao espírito aventureiro de meu fundador, nas margens desse rio, foram feitos os primeiros acampamentos.
Juntamente com o fundador, vieram sua esposa, parentes, amigos e engenheiro.
Ao deparar com aquela mata imensa e linda, bem que meu fundador poderia pensar em dividi-la em pedaços maiores (fazendas) para outras pessoas e ele mesmo formar uma fazenda para si, mas não, ele resolveu dividi-la em lotes, transformando aquele inóspito recanto de sertão, numa vila florescente, para a qual correram grandes números de forasteiros animados pela promessa de ser a mesma atravessada pelo leito da Companhia Paulista, pois onde a estrada de ferro passava, as cidades se desenvolviam rapidamente, mas infelizmente, eu não tive este privilégio. O meu primeiro nome foi Sant’ Anna em homenagem a padroeira do dia de minha fundação e junto a isto, soma-se a coincidência da mãe de meu Fundador chamar-se Anna.
Depois de ser uma vila, passei a município e recebi o nome de Herculândia, e a minha elevação a município  deu-se no dia 30/11/1944.(...)"


  • As fotos do sr. JOSÉ PEREIRA DA SILVA retiradas do site da Câmara Municipal de Marilia

  • Fundadores de Marília

  • Homenagem ao Pioneiro (fundador) José Pereira da Silva em 02/12/1979 na Câmara Municipal de Marilia






  • Inauguração do busto em homenagem aos pioneiros (fundadores) Antônio Pereira da Silva e José Pereira da Silva






  • Fotografias de Pereira e Pereirinha, desbravadores da cidade, são inauguradas na Câmara



http://camar.sp.gov.br/index2.php?pag=T1RVPU9EZz1PV0k9T1RrPU9UUT1OMlE9T0dNPU9XST1PR1U9T0dNPU9HWT1PV009T1dZPQ==&&id=2522


  • Mais duas imagens históricas: entrevista concedida à Professora Rosmar Tobias para sua tese de doutorado (História de Marilia: os primórdios da educação de Marilia - 1925-1938) e foto da certidão de óbito do sr. José Pereira da Silva.



Professor Adilson Dantas